O Nokia 5.4 tem tela grande, mas em compensação sua construção é de plástico bem leve e pesa somente 181 gramas. Sua pegada é bem confortável para usar principalmente por conta da leve curvatura na traseira. E por falar na traseira, as marcas de dedos ficam bem aparentes.
Também é na traseira que fica localizado o círculo que abriga suas quatro câmeras, o flash e o sensor de digitais que fica mais abaixo em uma posição bem confortável, facilmente alcançado pelo dedo indicador.
Na parte de baixo temos um microfone, saída de som e a entrada USB-C, na parte superior podemos encontrar a entrada P2 para fones de ouvido e mais um microfone para diminuir os ruídos durante as gravações, do lado esquerdo encontramos a gaveta para os chips da operadora e um botão dedicado ao Google Assistente.
Seu desempenho não chama a atenção, equipado com processador Snapdragon 662 e 4 GB de RAM, ele dá conta de tarefas básicas. Ele leva alguns segundos para abrir aplicativos mais pesados como YouTube e Google Maps, mas se sai bem nos mais básicos como Twitter e Gmail. Comigo ele não travou completamente, mas percebi alguns engasgos esporadicamente.
Ele só consegue rodar jogos um pouco mais pesados nos níveis mais baixos de resolução e apresentou lag mesmo no Free Fire, que tem a fama de rodar em qualquer celular mais básico.
O software, por sua vez, é um ponto positivo. O aparelho usa uma versão mais enxuta do Android, o Android One, que teoricamente atualiza mais rápido do que outras versões. A Nokia prometeu atualizar para o Android 11 até o final do mês de junho, mas durante os meus testes a atualização não chegou.
Seu único alto-falante não consegue lidar bem com a instrumentação, distorcendo muito o som dos instrumentos, ouvindo músicas mais agitadas o som ficou bastante distorcido.
O smartphone faz parte do programa Android One, com uma interface sem modificações ou aplicativos pré-instalados, também conhecido como “Android puro”, o que é muito interessante aos usuários que não curtem muitas alterações do Android.
Devido à interface bem padrão, não tem muitos recursos interessantes para destacar, mas vale mencionar o tema escuro e várias opções de planos de fundo.
A tela do Nokia 5.4 tem 6,39 polegadas, ou seja, é grande. Ela tem bordas finas, exceto pelo “queixo” na parte inferior que tem o logo da fabricante e um furinho no canto superior esquerdo para a câmera frontal.
Seu painel LCD tem resolução HD+ e não alcança níveis muito altos de brilho. Quando usado ao ar livre, sob o sol forte, foi um pouco difícil enxergar tudo, porém os seus ângulos de visão são bons e as cores são neutras, confortáveis de olhar.
Suas câmeras são básicas, se saem bem em situações comuns e com boa iluminação, as cores são vivas e tem um bom contraste. Já em ambientes com pouca iluminação ou iluminação artificial, as fotos acabam ficando meio lavadas.
A grande angular serve apenas para capturar mais conteúdo na imagem, suas fotos ficam esfumaçadas e até mesmo borradas em alguns pontos. O foco da lente macro é bem demorado, e muitas vezes acaba errando, diminuindo drasticamente o nível de detalhe das fotos.
A câmera frontal apresenta os mesmos problemas da lente principal: boa quando a iluminação é bacana e fraca nos ambientes pouco iluminados. Ela ainda tende a deixar a imagem com um tom mais frio do que realmente é.
O modo retrato acerta no recorte com a ajuda de inteligência artificial embora haja algumas pequenas falhas e subexposição. Modos como cor em cinema, time-lapse e câmera lenta também estão presentes no aplicativo de câmera.
Passando para os vídeos, a câmera grava em até 4k a 30 FPS na lente principal, nada de impressionante por aqui, com boa iluminação você consegue vídeos medianos e com baixo contraste.
Os aparelhos clássicos da Nokia são conhecidos pelo tamanho de suas baterias, e o Nokia 5.4 tem a mesma fama: com uso moderado, o aparelho dura, tranquilamente, quase dois dias sem precisar carregar. O seu processador mais básico e a sua tela de baixa resolução ajudam a prolongar a duração da bateria. Usando moderadamente redes sociais, streaming de vídeo e música, o celular começou o dia em cem por cento e terminou com mais de sessenta por cento.
O tempo para recarga da bateria é bem lento, levou duas horas e meia para ir de zero a cem por cento usando o carregador original.
Marca: Nokia
Modelo: 5.4
Cor: Azul
Memória Interna: 128GB
Suporte a Cartão SD: Sim
RAM: 4GB
Processador: 4x 2.0 GHz Kyro 260 + 4x 1.8 GHz Kyro 260
GPU: Adreno 610
Sistema Operacional: Android
Versão: 10
Bandas:
2G: 850, 900, 1800, 1900; (Americas) 850, 900, 1800, 1900
3G: (International) 1, 2, 5, 8; (Americas) 1, 2, 4, 5, 8
4G: (International) 1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41 (120MHz); (Americas) 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 12/17, 28, 13, 66
Tipo de Tela: IPS LCD
Tamanho da Tela: 6,39""
Resolução: 720 x 1560
Bluetooth: Bluetooth 4.2
Wi-Fi: 802.11 b/g/n
Localização: GPS/AGPS, GLONASS, BDS, Galileo
Rádio FM: Sim
NFC: Sim
Sensores:
Acelerômetro
Proximidade
Giroscópio
Impressão Digital
Resolução da Câmera Traseira: 48 MP + 5 MP + 2 MP + 2 MP
Resolução da Câmera Frontal: 16MP
Flash: Dual LED
Tipo de Chip: Nano SIM
Quantidade de Chips: Dual Chip
Operadora: Desbloqueado
Tipo da Bateria: Litio
Capacidade da Bateria: 4000 mAh
Dimensões do Produto (A x L x P): 161 x 76 x 8,7mm
Peso do Produto: 181g
Detalhes técnicos do produto:
Código | 9046 |
Código de barras | 7908414408210 |
Modelo | CEL |
Marca | NOKIA |